A Acupunctura ou Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e, de acordo com a nova terminologia da OMS (Organização Mundial da Saúde), um método de tratamento complementar. Foi também declarado Património Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) em 19 de Novembro de 2010.

O tratamento acupuncterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupunctura” ou “Acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativas ou complementares, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia e, mais recentemente, a eletroacupunctura e o uso do raio LASER (Light Amplification by Stimulated Emission Radiation), principalmente para aplicação nas crianças e em pessoas com fobia ao uso de agulhas.

 

A Acupunctura tem diversas aplicações na saúde humana, tais como:

- Tratamentos em condições de dor e dificuldades motoras – aplicação em fisioterapia;

- Estímulo do sistema nervoso a partir dos acupontos, gerando respostas positivas no tratamento de diversas patologias – aplicação em medicina geral, procurando adequar a prática milenar chinesa à lógica científica da medicina ocidental;

- Tratamentos dentários, principalmente como alternativa aos analgésicos farmacológicos em procedimentos dolorosos – aplicação em odontologia;

Apesar do resultado analgésico pela acupunctura levar mais tempo para fazer efeito do que pelos métodos convencionais, ela não apresenta os efeitos colaterais típicos dos analgésicos químicos. Tem também a grande vantagem de poder ser utilizada em pessoas alérgicas. Em regra geral, a recuperação da sensibilidade após a retirada das agulhas também é mais rápida do que pela alternativa farmacológica.

- Tratamento de transtornos psicológicos e bem estar emocional – aplicação em psicologia.

Utilizada para tratar os desequilíbrios dos sentimentos de medo, raiva, euforia, preocupação e tristeza relacionados com os cinco elementos básicos da Medicina Tradicional Chinesa, que formam o mundo material, a madeira (木), o fogo (火), a terra (土), o metal (金) e a água (水), analisando uma série de patologias psicológicas.

 

 

Acupunctura